.: Paróquia Sagrada Família :. Diocese de Criciúma - Araranguá /SC

Comunidade Divinéia

Os primeiros moradores da comunidade chegaram por volta do ano de 1973. A região era formada por muita areia e árvores. Com o crescimento do número de moradores na localidade, surgiu a necessidade de organização de serviços básicos, como, rede elétrica, estradas, água encanada, escola, etc; e então, no ano de 1975 foi construída a Escola Isolada Nova Divinéia.
Já a comunidade eclesial de base teve início em 1976-1977, por meio dos grupos de família, em que dois casais da comunidade de Cidade Alta coordenavam. No início, foram dois grupos assessorados pelos casais Veve e Bete; e, Zezinho e Bete.
A primeira missa da comunidade ocorreu no ano de 1981, na Escola Isolada, presidida pelo pároco Pe. Valdemar Carminatti. A partir de então, a comunidade se organizou com a associação de moradores, inaugurando o centro comunitário em 1983. As celebrações dominicais iniciaram em 1985 ocorrendo no centro comunitário. As primeiras pastorais foram organizadas e após o primeiro CAEP - Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia, realizou-se a construção da Capela, posteriormente dedicada a Nossa Senhora da Glória, por sugestão do então pároco Pe. Ademar de Fáveri.
Com o passar do tempo nas redondezas da comunidade surgiu uma favela, hoje chamada de Vila Esperança. Na época também se desenvolveu um grande trabalho de evangelização e conscientização.
No campo social da nossa comunidade contamos hoje com várias classes de trabalhadores: professores, costureiras, pedreiros, comerciários etc, e pequenas indústrias como confecções e padarias. Dentro dessa realidade a comunidade tem ainda o grupo da terceira idade.
Grande parte das famílias da comunidade participa da coleta seletiva do lixo – Projeto Reciclar.

Contato: divineia@paroquiasagradafamilia.com.br



Igreja Sagrada Família Rua Nereu Ramos, 400 - Cidade Alta
CEP 88900-000
Fone/Fax: (48) 3524-1233
E-mail: pascom@paroquiasagradafamilia.com.br