.: Paróquia Sagrada Família :. Diocese de Criciúma - Araranguá /SC

Grupos de Família

Grupos de Família

O QUE SÃO OS GRUPOS DE FAMÍLIAS  


- É a Igreja que se reúne nas casas, nas famílias, a exemplo das primeiras comunidades cristãs para rezar, refletir, estudar, viver e testemunhar a Palavra de Deus
- É a catequese permanente que se faz na comunidade familiar com simplicidade, oração, reflexão, acolhida, convivência e ação.
- É um meio privilegiado de evangelizar: na cidade e no campo, nas ruas, bairros, prédios e periferias."São especialmente chamados para tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstancias onde apenas deles ela pode chegar como sal da terra" LG 33.
- É o lugar onde as pessoas se conhecem pelo nome e se sentem valorizadas, se sentem Igreja, sem excluir ninguém; buscando ser "um só coração e uma só alma" At 4,32a.
- É o lugar onde surgem novas lideranças, onde as pessoas descobrem seus dons e carismas colocando-os a serviço da comunidade através dos diversos ministérios, pastorais e organismos.
- É o lugar onde acontece a partilha, a solidariedade, a entre ajuda, as visitas. É a Igreja que vai ao encontro das pessoas, Igreja nas casas, que liga Palavra -fé - vida criando rede de comunidades.
- "São um ambiente propício para se escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para se animar na oração, para aprofundar processos na formação da fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje. São lugares de experiência cristã e evangelização que, em meio à situação cultural que nos afeta, secularizada e hostil á Igreja, se fazem muito mais necessários" DAp 308.  


Nosso Plano Diocesano de Pastoral assim propõe:  


h) Motivar a participação nos Grupos de Famílias, durante todo o ano, como espaço de formação, oração, celebração, confraternização e compromisso comunitário. (PDP 155 3.1.2)
o) A Igreja nos convida a criar redes de comunidades. É nas pequenas comunidades: os grupos de famílias, as comunidades eclesiais de base, as comunidades territoriais e nos setores que acontece a Igreja no “chão”, onde se favorece o “convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores” (PDP 156 3.2.4).
c) Assumir, incentivar os Grupos de Famílias, como lugar privilegiado da prática da acolhida, da partilha, da formação e da oração e orientá-los no acompanhamento às famílias, que vivem em situações especiais (PDP 161).
* Grupos de Famílias - Igreja das casas, lugar especial de organização e de vida em comunidade (PDP 165 4.4.1).


Contato: gruposdefamilia@paroquiasagradafamilia.com.br



Igreja Sagrada Família Rua Nereu Ramos, 400 - Cidade Alta
CEP 88900-000
Fone/Fax: (48) 3524-1233
E-mail: pascom@paroquiasagradafamilia.com.br