.: Paróquia Sagrada Família :. Diocese de Criciúma - Araranguá /SC

Infância e Adolescência Missionária

Infância  e Adolescência Missionária

No Brasil, a Infância Missionária chegou em 1858. Após um bom acolhimento, houve um período difícil, voltando a se reorganizar em 1955. O Encontro Latino-Americano da IM, realizado em Cali (Colômbia), em 1993, foi fundamental para reanimar a POIM (Pontifícia Obra da Infância Missionária) no Brasil. Atualmente a IM se encontra organizada na maioria das dioceses do país.

Por que Infância Missionária?

Nas comunidades eclesiais sente-se a necessidade de algo novo e mais eficaz para a educação cristã e pastoral das crianças e dos adolescentes. Nesta idade, eles já precisam ser educados à pertença e ao engajamento responsável em suas comunidades.
É preocupante o fato de muitos adolescentes colocarem um ponto final em sua participação e compromisso com a Igreja, após receberem a Crisma. Diante disso, surge a pergunta: qual o motivo disso: a família? Os meios de comunicação? Falta de uma boa pedagogia catequética? O que mais?
Os motivos são muitos e nada fáceis de serem detectados, mas a IM pode ajudar a inverter essa tendência, pois sua pedagogia global visa formar crianças comprometidas, protagonistas, missionárias em suas comunidades, tendo sempre o olhar voltado para os vastos horizontes da missão além-fronteiras.

O que faz?

A Infância Missionária tem as seguintes finalidades:

• Ajudar pais, educadores e catequistas a despertar nas crianças a consciência missionária universal.
• Promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões mais necessitadas em todo o mundo.
• Despertar vocações missionárias. 



Igreja Sagrada Família Rua Nereu Ramos, 400 - Cidade Alta
CEP 88900-000
Fone/Fax: (48) 3524-1233
E-mail: pascom@paroquiasagradafamilia.com.br