.: Paróquia Sagrada Família :. Diocese de Criciúma - Araranguá /SC

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Origem:

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II (1962-65). O Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE). Os fiéis leigos tem por MISSÃOfacilitar aos celebrantes a distribuição da Santa Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
  
Atruibuições dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística: 
     
· Auxiliar o ministro ordenado – diácono, presbítero ou bispo – na distribuição da Sagrada Comunhão nas missas e em outras celebrações (sacramentais e sacramentos).
· Distribuir a Eucaristia nas celebrações da Palavra e com comunhão na comunidade (na ausência do ministro ordenado);
· Levar e entregar a Eucaristia aos enfermos, idosos e portadores de necessidades especiais e aqueles que cuidam deles. Preparar o doente para a recepção dos Sacramentos da confissão e da Unção dos Enfermos;
· Expor e repor o Santíssimo Sacramento;

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística - é um ministério extraordinário, como o próprio nome indica - e está sujeito a certas exigências. Por isso:

1. É um Ministério temporário e, na Diocese de Criciúma, o mandato é conferido por três anos, podendo se renovado pó mais três anos.

2. Compete ao Pároco determinar a viabilidade de renovar ou não o Mandato do Ministro.

3. O Ministério é conferido para uma determinada Paróquia. Por isso, o Ministro está autorizado a exercer habitualmente o ministério na área de sua Paróquia.

Foram nomeados no dia 07/04/2013 por três anos 100 irmãos e irmãs para exercerem o “Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística” nas comunidades da Paróquia Sagrada Família, de acordo com as normas da Igreja
As comunidades são:
Alto Feliz, Campinho, Cidade Alta, Divinéia, Itoupaba, Jardim Cibele, Lagoa do Caverá, Lagoão, Mato Alto, Operária, Polícia Rodoviária, Sanga da Areia, Sanga da Toca I, Sanga da Toca II, Sanga do Marco, Santa Catarina, Sapiranga, Soares.

Ser Ministro é:
Ser servidor,
Ser generoso,
Ser comprometido,
Ser corresponsável,
Ser testemunho...e muito mais!
 
Servir, servir, ser útil, ser útil. “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei!” (Jo 15,12)
 
Contato: ministrosdecomunhao@paroquiasagradafamilia.com.br



Igreja Sagrada Família Rua Nereu Ramos, 400 - Cidade Alta
CEP 88900-000
Fone/Fax: (48) 3524-1233
E-mail: pascom@paroquiasagradafamilia.com.br